sexta-feira, 16 de março de 2012

Os 8 Símbolos Auspiciosos do Budismo


O Precioso Guarda-Sol - Protecção: É um símbolo tradicional de protecção e realeza. Protege dos raios e do calor do sol.  A frescura proporcionada pela sua sombra simboliza a protecção do calor do sofrimento, do desejo com egoísmo, dos obstáculos, das doenças e das energias negativas. 

Peixes - Felicidade: No Budismo os peixes simbolizam a felicidade, pois nadam livremente. Também representam a fertilidade e a abundância uma vez que se multiplicam rapidamente. O par de peixes simboliza a união conjugal e a fidelidade. É auspicioso oferecermos ou recebermos um casal de peixes como presente de casamento. 

Vaso Dourado - Riqueza e Harmonia: Como um vaso divino de tesouros infinitos, o vaso dourado possui a qualidade de manifestar espontaneamente a riqueza e atrair a harmonia para o ambiente. 

A Flor de Lótus - Pureza e Divindade: O lótus floresce imaculado no meio dos pântanos e simboliza a pureza, a renúncia e a divindade. 

Concha ou Búzio - Poder: A concha ou búzio com a espiral para a direita representa o poder, a autoridade e a soberania. Acredita-se que o som produzido ao ser assoprada esta concha ou búzio espanta as energias negativas, atrai a protecção contra os desastres naturais e amedronta os seres e as criaturas venenosas. 

Nó Infinito - Interdependência: O nó infinito é entrelaçado sem um início ou um fim e simboliza a sabedoria e a compaixão infinitas das distintas formas de Buda que não é diferente da nossa própria natureza. 

A Bandeira da Vitória - Vitória sobre o Mal: A bandeira da vitória foi adoptada no Budismo como um emblema da iluminação de Buda Shakyamuni e da sua vitória sobre todo o mal que nos impede de aceder à nossa verdadeira natureza iluminada. 

A Roda - Transformação: No Budismo, a roda simboliza os ensinamentos de Buda. O seu movimento giratório representa a rápida transformação espiritual revelada nos seus ensinamentos. Como uma ferramenta de mudanças representa a vitória sobre os obstáculos e as ilusões.







Sem comentários:

Enviar um comentário